• (85) 3224.2025
  • (85) 98601.2353

15

jul

Seleção de currículo: como a triagem automática pode ajudar?

Sabemos que, no mercado de trabalho, o recrutamento e a seleção devem ser mais ágeis e eficientes e que, para isso, o uso da tecnologia é essencial. Com o objetivo de garantir que o departamento de Recursos Humanos consiga atender a essa demanda, uma das primeiras etapas é não precisar realizar a seleção de currículo de forma manual.

Apesar de parecer uma mudança simples, o ganho de tempo para os recrutadores é primordial para que foquem outras atividades. Vale também ressaltar que as organizações ganham muito economicamente e que têm mais segurança de retorno ao contratar quando investem em tecnologias desse tipo. Neste post, vamos mostrar quais são as vantagens de utilizar a tecnologia no processo de recrutamento e seleção. Acompanhe!

Ganho de agilidade e precisão na seleção de currículo

É grande o tempo investido em um processo de recrutamento e de seleção. A necessidade de analisar dados, realizar contatos, fazer várias fases de entrevistas e resolver os trâmites legais dificultam o desenvolvimento de outras demandas pelo RH da empresa. Por isso, é muito importante agilizar esse trabalho, visto que, em várias ocasiões, é necessária a rápida contratação de um colaborador.

De modo geral, é preciso realizar a triagem de currículos, enquanto muitos deles não apresentam o perfil desejado pela empresa. Toda essa fase é muito mais eficaz e ágil com uma seleção de currículo mais eficiente, utilizando a técnica de parsing de currículos sob os padrões e as exigências da organização.

Graças à utilização dessas ferramentas inovadoras, apenas candidatos realmente qualificados passam pela triagem realizada pelo parse (campo de formulário em que é inserido um arquivo que poderá ser lido pelo sistema). Assim, os responsáveis pelo recrutamento terão muito menos trabalho a fazer na fase de contato para entrevistas.

Inclusive, eles estarão com os dados somente de quem se encaixa na vaga disponível. Existem softwares que possibilitam elaborar questionários, registrar dados pessoais do candidato com segurança, cruzar informações dele com as dos funcionários e otimizar a entrevista.

A evolução do RH disponibilizou novas tecnologias direcionadas para o processo seletivo que podem otimizar a percepção do gestor sobre cada candidato. Afinal, disponibilizam dados mais realistas, os quais possibilitam uma análise mais equilibrada e, consequentemente, uma tomada de decisão melhor realizada.

Desse modo, a gestão do processo de recrutamento e seleção é simplificada devido ao fato de ser feito totalmente on-line por meio de plataformas específicas e centralizadas. Elas possibilitam o compartilhamento de informações em tempo real e tornam mais ágeis as atividades sem afetar os resultados.

É preciso que todas as etapas sejam gerenciadas com eficiência por um software a fim de que o gestor tenha condições de contratar o melhor candidato em menos tempo. Alguns exemplos são disponibilidade do cargo, divulgação da vaga, triagem, testes e entrevistas.

Organização e qualificação rápida dos candidatos

Por meio da leitura eficaz dos dados, é possível separar quem se encaixa nos requisitos por completo, quem atende somente a alguns pontos e tem potencial de desenvolvimento, e os que não se adéquam à função.

Essa é uma excelente oportunidade para que os recrutadores analisem questões diferentes nos dados de cada um dos candidatos, até mesmo nos que não preenchem totalmente os requisitos. Dessa forma, no futuro, eles podem ser convocados para uma entrevista.

As ferramentas de RH definem quais contatos serão realizados primeiro se houver organização e divisão dos candidatos, isto é, dando prioridade a quem foi mais bem avaliado no parsing. Isso possibilita uma separação por qualificação.

Seleção mais ágil

Sendo considerada uma tarefa demorada e muito burocrática, a triagem automática de currículos se beneficia muito com as tecnologias disponíveis hoje em dia. Uma plataforma de gestão de talentos permite, por exemplo, o acesso a currículos de qualquer lugar de maneira que você poderá ter mais acessibilidade, mobilidade, eficácia e imparcialidade no momento de escolher os melhores profissionais.

É possível também enviar currículos de qualquer local (inclusive do LinkedIn): basta que o departamento de RH oriente o candidato sobre as diversas possibilidades. Caso haja, por exemplo, um grande volume de currículos para analisar e essa avaliação necessite de organização e ordem, obviamente devem ser preferidos os currículos que tenham perfis mais compatíveis com a cultura da empresa.

Redução de erros no processo

O fato é que trabalhar com dados numéricos evita os erros comuns de quando o gestor realiza uma contratação por intuição. Caso seja utilizado o Big Data Analytics, nem serão necessários muitos currículos, visto que ele mesmo disponibilizará informações valiosas sobre os candidatos.

Ele pode ser utilizado junto a outras tecnologias para possibilitar resultados ainda melhores, além de permitir que o gestor de RH avalie e utilize suas consultas e pesquisas da forma correta. Com essa mineração de dados proporcionada por ele, os candidatos que serão contratados tendem a se alinhar com mais perfeição às expectativas da empresa.

Com isso, haverá menos custos devido ao fato de não ser necessária a realização de uma nova seleção de candidatos. Ademais, a produtividade da empresa tende a aumentar, pois os profissionais selecionados estarão alinhados à cultura da empresa e seus objetivos.

Mapeamento preciso do perfil do profissional

Um software que possibilita o mapeamento do perfil do profissional pode ser utilizado em processos de recrutamento e seleção e na rotina da instituição com o intuito de checar o desempenho daqueles que já são colaboradores. Ao realizar o uso adequado dos resultados do mapeamento, fica mais fácil redirecionar profissionais para áreas com as quais eles tenham mais afinidade, evitando que o cargo seja ocupado de forma inadequada.

Por fim, a triagem automática de talentos é uma tendência que chegou para ficar e pode ajudar muito na seleção de currículo. A tecnologia proporcionará agilidade na escolha dos candidatos de acordo com o perfil traçado.

Fonte: Blog Fortes Tecnologia