• (85) 3224.2025
  • (85) 98601.2353

26

fev

OKR: quais os benefícios dessa estratégia para sua empresa

Para gerenciar uma empresa e alcançar os objetivos almejados, é necessário contar com boas estratégias: a OKR – Objectives and Key Results – é uma metodologia de gestão que contribui na definição de metas de um negócio. Para saber mais sobre quais são os benefícios da OKR, é só continuar lendo esse post.

Com a alta competitividade do mercado e as diversas tarefas que os gestores precisam lidar no dia a dia, é cada vez mais necessário realizar uma gestão de metas de forma eficaz para superar os obstáculos e se destacar mais. 

A metodologia OKR é uma ótima escolha para quem deseja transformar as metas em resultados positivos, reduzindo riscos e ampliando as oportunidades em sua empresa. Acompanhe a leitura desse post com a gente para descobrir quais são os benefícios da estratégia OKR para sua empresa. Confira!

O que é a metodologia OKR? 

OKR, que pode se traduzir em “objetivos e resultados-chave”, é uma metodologia utilizada por empresas reconhecidas ao redor do mundo, como Google, Linkedin, Twitter e Dropbox.

Criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, e utilizada pelo Google desde 1999, a OKR é uma estratégia que pode ajudar sua empresa a sair da estagnação e, assim, garantir um crescimento mais assertivo no mercado, aumentando a produtividade e o engajamento da equipe.

Apesar do termo parecer complicado, a OKR é uma estratégia simples e muito eficaz, podendo ser aplicada em organizações de vários portes e segmentos.

Como utilizar a metodologia OKR?

Cada letra do termo OKR está ligada à sua metodologia. Nesse sentido, “O” (Objectives) se refere aos objetivos que a empresa deseja alcançar e dependem de algo para serem cumpridos: os “KR” (Key Results), que servem para mensurar o quanto a empresa está próxima de conquistar os objetivos almejados. Caso o seu negócio já esteja perto de alcançar o que foi planejado, é hora de definir outras metas para continuar explorando o potencial da sua equipe e desenvolvendo sua empresa.

Para fazer bom uso da metodologia OKR, é importante seguir alguns passos essenciais, como:

– ter uma comunicação transparente e eficaz com o time;

– estabelecer metas objetivas e alcançáveis;

– alinhar os objetivos com os resultados-chave;

– definir quais são as prioridades a serem trabalhadas pela equipe;

– planejar os trimestres e estabelecer prazos para cada um deles;

– acompanhar os fluxos e analisar dados;

– manter os colaboradores informados dos objetivos definidos e resultados almejados;

– fazer monitoramento dos processos e ter atenção às métricas;

– reconhecer o trabalho do time e comemorar as pequenas conquistas;

– utilizar as informações obtidas e oferecer feedbacks.

Além de definir objetivos e metas específicas para alcançá-los, é recomendável pensar entre 2 a 5 KRs para cada objetivo: o prazo de cada um vai depender do que sua empresa deseja alcançar e de quais processos serão utilizados, mas é indicado estabelecer prazos entre um trimestre e um ano. 

Como engajar a equipe para implementar a OKR?

Por ser uma metodologia que precisa do engajamento da equipe para ser realmente implementada de forma eficaz, é de extrema necessidade que os objetivos estejam nítidos entre os colaboradores, a fim de que a definição de metas que cada um deve alcançar também seja mais assertiva.

Um dos princípios da OKR são o alinhamento e a transparência, então vale elaborar reuniões para comunicar as decisões, apresentando os dados e resultados obtidos. É válido pensar também em fortalecer a importância da análise de métricas e informações na cultura organizacional do seu negócio. Entender informações, com base em dados, pode ajudar você e sua equipe a fazerem escolhas mais eficazes, colaborando para um ambiente de trabalho engajado e produtivo.

Para fazer isso, alguns passos podem ajudar você a implementar a OKR na cultura organizacional e otimizar sua gestão, como:

– invista em treinamentos de análise de dados;

– acompanhe o desempenho da equipe;

– realize momentos de trocas de aprendizados entre os colaboradores;

– incentive a mensuração dos resultados;

– defina desafios a serem alcançados de forma periódica;

– faça avaliações de resultados e ajude o time a conquistar melhorias.

Quais são os benefícios da OKR?

Ao saber que um dos objetivos da OKR é dividir um objetivo grande em diversas metas menores e alcançáveis para facilitar o trabalho e melhorar os resultados, você pode se perguntar quais são os outros benefícios dessa estratégia para além disso.

Avaliar dados quantitativos juntamente com os qualitativos não é reduzir a humanização dos processos da sua empresa, mas otimizar seu modelo de gestão e garantir mais praticidade ao lidar com os dados e as decisões. Então, é fundamental educar seus colaboradores sobre a importância da coleta de dados na prática do dia a dia para ter mais eficácia com a estratégia OKR, melhorando o desempenho da equipe e da sua empresa.

As principais vantagens de utilizar a metodologia OKR na sua empresa, são:

– aumento do engajamento e da produtividade do time;

– comunicação mais transparente e eficaz;

– alinhamento dos objetivos;

– aumento do senso de dono e do trabalho em equipe;

– mais oportunidades de alcançar os objetivos;

– processos mais rápidos e assertivos;

– priorização de metas e trabalho com foco;

– acompanhamento dos fluxos de trabalho;

– desenvolvimento profissional dos colaboradores e aumento do crescimento da empresa;

– mais segurança e credibilidade no mercado.

Além de fazer o monitoramento frequente dos processos desenvolvidos pelo time, é importante estabelecer uma data – a cada 3 meses – para renovar os OKRs, de acordo com os dados obtidos. Para desdobrar esse processo, executar as atividades e acompanhar o trabalho da sua equipe de forma mais fácil, você pode investir em um sistema de gestão, otimizando as etapas e garantindo mais agilidade em suas análises.

A metodologia OKR é sempre uma ótima alternativa para quem quer ter mais eficiência em sua gestão, facilitando a avaliação de resultados, ganhando mais rapidez nas atividades e aumentando a produtividade e o engajamento da equipe. 

E aí, já se preparou para alavancar sua empresa e alcançar seus objetivos com mais assertividade? Continue de olho em nosso blog para saber mais sobre empreendedorismo, gestão de negócios, tecnologia, finanças e dicas de marketing

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você, e que sua empresa continue se desenvolvendo bem no mercado. Até a próxima!