• (85) 3224.2025
  • (85) 98601.2353

8

out

Empreendedor digital – Conheça 3 atitudes essenciais

Você deseja se tornar um empreendedor digital realizado na sua carreira e com potencial para crescer e se consolidar nesse mercado? Então saiba que tem três atitudes essenciais que contribuirão para o seu sucesso. Vale ressaltar que quem ainda não tem um perfil considerado ideal para esse tipo de empreendimento pode desenvolvê-lo. Basta que você direcione os seus pensamentos para alcançar o êxito.

Saiba quais são as três atitudes essenciais para ser um empreendedor digital de sucesso

Boa parte dos empreendedores decide iniciar o seu próprio negócio devido a uma frustração com o mercado de trabalho. A grande questão é compreender que não se trata de uma troca de um cenário só de desvantagens por outro só de vantagens. Gerir uma empresa demanda muito trabalho e assumir responsabilidades que impactam na sua vida e na vida das pessoas que te cercam.

Faço esse adendo para que você esteja totalmente certo de que deseja enveredar por esse caminho. A partir do momento em que a decisão foi tomada se mostra relevante avaliar quais são as suas atitudes como empreendedor e o quanto elas contribuem para construir um negócio com chances reais de sucesso. A seguir listei as três atitudes essenciais para quem pensa em se tornar ou já um empreendedor digital.

1 – Ter visão futuro

Embora a internet seja um ambiente que está em constante transformação é possível e absolutamente necessário estabelecer uma visão de futuro para o seu empreendimento. Basicamente se trata de saber de que ponto se está partindo e em que ponto se pretende chegar daqui alguns anos. Sem metas e objetivos claros fica bem difícil desenhar uma estratégia consistente para trilhar o caminho de tijolos amarelos que leva ao sucesso.

Para quem identificou uma potencial falha nessa atitude base para ser um empreendedor fica recomendo que comece a traçar objetivos menores e mais rápidos de serem alcançados. O conjunto desses objetivos menores tornará mais fáceis realizações de maior porte, como aumentar a sua participação no mercado e ampliar a sua capacidade de atendimento de diferentes nichos. Contar com uma ferramenta de gestão de projetos pode ser interessante também.

2 – Seja focado

O mesmo leque amplo de possibilidades que permite posicionar negócios diferenciados no mercado digital é o que pode acarretar numa perda de foco daquilo que é realmente relevante. Basta pensar em como é a vida da maior parte das pessoas atualmente, notificações saltam aos olhos a cada segundo. Redes sociais, aplicativos de chats, dinamicidade de portais de notícias entre outros invadem a concentração de indivíduos que deveriam estar focados nas suas tarefas.

Contudo, não se pode simplesmente silenciar essas interferências pelo fato de que elas são necessárias para se manter atualizado e ter mais mecanismos de alcance do público. Sendo assim a segunda atitude essencial para o empreendedor digital é ser focado. Conseguir estabelecer e manter seu foco no objetivo principal mesmo em meio a tantas notificações e desvios é o segredo para ser bem-sucedido.

Para aqueles que ainda não encontraram o equilíbrio entre explorar as novidades que brilham aos olhos a todo instante e as atividades relevantes de trabalho indico montar um cronograma com momentos selecionados para se dedicar a esse conteúdo mantendo regularidade. Fazer uma lista de atividades pode ser uma maneira de direcionar suas ações para o cumprimento de prioridades.

3 – Não ter medo de falhar

Com certeza entre as opções de falhar e ser bem-sucedido na primeira tentativa é tentador escolher a segunda opção. Porém, quando você não tem a experiência de errar não aprende a como construir um caminho mais sólido. Os erros servem de aprendizado ou pelo menos deveriam servir. Ao ter algum problema é possível repensar na forma como se agiu e chegar a uma conclusão de como se posicionar numa situação semelhante no futuro.

A sociedade atual impõe a vitória a qualquer custo e vende uma imagem de que é ruim não ser bem-sucedido em tudo o que se tenta fazer. Porém, as falhas constroem um empreendedor mais forte e preparado para desafios maiores. Dessa forma pontuo como a terceira atitude essencial para ser um empreendedor digital aceitar e valorizar as falhas. Trata-se de algo fundamental para o desenvolvimento de um perfil mais sólido e preparado para alcançar um sucesso verdadeiro baseado em experiências. Lembre-se afinal de contas de que empreender é uma atividade de risco e como tal oferece grandes chances de erro.

Esteja pronto para entrar nesse mercado

As três atitudes que apresentei acima são cruciais para iniciar e gerir um empreendimento digital, pois constantemente se deve ter objetivos renovados com visão em aonde se desejar estar no futuro. Com essa visão estabelecida é necessário conseguir manter o foco no que precisa ser feito para realizá-la. E por fim não se pode entregar ao medo de falhar deixando de viver experiências transformadoras.

Fonte: Marcus Marques