• (85) 3224.2025
  • (85) 98601.2353

11

ago

5 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

A gente sabe que ter uma equipe mais produtiva é o sonho de muitos empresários, mas como conseguir isso com as demandas ao longo da rotina e conquistar os resultados almejados?

Reconhecer os talentos do seu time, identificar o que pode ser transformado e valorizar mais os seus colaboradores são alguns desafios que fazem parte desse processo. Para alguns, isso pode parecer um verdadeiro desafio, mas com o auxílio de algumas práticas e ferramentas, essa jornada pode se tornar mais simples e aumentar o desempenho da sua empresa como um todo.

E aí, quer saber quais são os passos para melhorar a produtividade da equipe e o clima organizacional do seu negócio? Confira este post com a gente e descubra. 

1.Escute o que sua equipe tem a dizer

Quando você separa um tempo para ouvir as ideias, opiniões, críticas, sugestões e experiências dos seus colaboradores, você abre um espaço para a troca de informações, e isso é extremamente importante tanto para melhorar a gestão quanto para a equipe alcançar as metas com mais facilidade.

Você pode fazer isso em momentos de reunião, convidando o time a participar e dar suas observações, e também em feedbacks. Afinal, feedback não é só o momento de falar o que você acha de determinado trabalho ou profissional, mas perguntar também como ele está se sentindo e ouvir suas considerações sobre as demandas ou o ambiente de trabalho em geral. 

Outro ponto importante é ter empatia. É preciso entender que cada colaborador tem uma personalidade, hábitos, necessidades, vivências e desejos diferentes, portanto, é necessário saber como se comunicar melhor com cada um. Além disso, vale pensar também nas diferenças que cada situação exige. 

Em um período de pandemia do novo coronavírus, por exemplo, a produtividade de muitos profissionais sofreu alterações, devido às mudanças ao redor do mundo e, consequentemente, em sua rotina, então é importante pensar em como se adequar a essas situações e motivar o seu time da melhor forma possível.

2.Tenha uma comunicação clara

Além de saber como ouvir e ter empatia, é necessário se comunicar de forma clara e transparente. Para melhorar a produtividade do seu time, vale pensar em algumas práticas de comunicação, como:

  • reforçar a cultura organizacional da empresa sempre que possível (como em reuniões e momentos de celebração, por exemplo);
  • repassar todas as informações básicas sobre cada demanda, com antecedência, para todos;
  • utilizar ferramentas que auxiliem na comunicação da equipe, de forma prática e simples para não atrapalhar o fluxo de trabalho;
  • enviar um e-mail semanal com tudo que deve ser informado – ou fazer uma reunião com esse intuito a cada semana;
  • separar momentos destinados à integração da equipe;
  • estabelecer datas prévias e periódicas para oferecer feedback a cada colaborador.

Um ponto que, às vezes, é esquecido por algumas empresas, mas gera uma transformação positiva a longo prazo é mostrar o quanto o profissional pode crescer em sua organização. Esclarecer as perspectivas e possibilidades ao contratar um colaborador pode motivá-lo a se desenvolver mais junto com a sua empresa, além de aumentar o senso de dono, o que gera ótimas ações, e a melhoria da produtividade está entre elas.

3.Saiba delegar tarefas e mostre-se disponível para ajudar

Muitas vezes, o time pode parecer estar menos produtivo, mas o que pode estar acontecendo é a sobrecarga de tarefas em alguns profissionais. Portanto, é preciso ter bastante cuidado e se atentar para isso!

A sobrecarga não somente pode atrapalhar a produtividade da equipe, mas também prejudicar o desempenho profissional de determinados colaboradores  – além de proporcionar possíveis complicações na saúde mental – e, dessa forma, dificultar o cumprimento dos prazos e o alcance das metas definidas pela empresa.

Por isso, é preciso se planejar, junto ao time, e fazer uma divisão de demandas com antecedência para garantir que cada um vai fazer a sua parte, estabelecendo um melhor clima organizacional e tornando o fluxo de trabalho mais leve. 

Outro fator que pode ajudar você com esse processo é realizar o devido monitoramento dos fluxos de trabalho para acompanhar cada etapa e analisar os resultados. Também é importante apresentar os dados obtidos em cada monitoramento, a fim de gerar mais clareza na comunicação com os colaboradores, e mostrar disponibilidade para ajudar.

4.Tenha atenção ao ambiente de trabalho

Como sentir motivação ao trabalhar em um local sem conforto ou sem as ferramentas necessárias durante a rotina? Todo trabalho requer esforço e gera desafios, mas isso se torna muito mais difícil quando o colaborador não possui as condições básicas para realizar o que é solicitado.

É essencial verificar diversas questões no ambiente, a fim de preservar a saúde dos colaboradores e o bem-estar da equipe, como:

  • altura da mesa;
  • ergonomia das cadeiras;
  • posição do computador;
  • conforto térmico;
  • necessidade de algo a mais (como apoio para os pés, por exemplo);
  • disponibilidade de materiais de escritório;
  • espaço de socialização e descanso.

Vale lembrar que ter atenção à saúde do seu time também é prezar pelo sucesso da sua empresa. Então, além de analisar a situação do ambiente de trabalho, também é importante ter mais flexibilidade quanto ao local e aos horários. No período de pandemia mundial do novo coronavírus, permitir o home office foi uma ótima escolha para diminuir o risco de contágio na região, manter a rotina da empresa de forma online e proteger o time, na medida do possível.

5.Ofereça benefícios atrativos

Para muito além do que apenas o plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação ou almoço disponibilizado pela empresa, pensar em benefícios extras e realmente atrativos para os colaboradores que tiverem mais destaque a cada mês – ou trimestre, por exemplo – pode impulsionar o desempenho do seu time.

Confira alguns possíveis benefícios a seguir:

  • passagem com acompanhante para outro estado do país;
  • ingresso para participar de um evento importante na área;
  • curso ou treinamento para aprimorar as habilidades profissionais;
  • adicionais no salário pelas metas conquistadas;
  • desconto em serviços ou produtos de outra empresa;
  • parceria com algum local de lazer da região.

Uma dica a mais: vale a pena contar com um sistema de gestão para automatizar processos, facilitar a comunicação, integrar mais a equipe, monitorar as demandas e gerar relatórios de análise de dados. Assim a rotina fica mais prática e os bons resultados são garantidos.

E aí, já sabe quais dessas práticas você vai implementar para potencializar o seu time? Esperamos que nossas dicas ajudem sua empresa a se desenvolver e obter o devido destaque no mercado. Continue de olho em nosso blog e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram.